QUEM SOMOS?

Roxana Crisólogo Correa (Lima, Perú)
Poeta peruana, ativista cultural e viajante, vive e trabalha em Helsinque, na Finlândia. Publicou os livros de poesia: Abajo sobre el cielo, Animal del camino, Ludy D,
Trenes y Eisbrecher, Rompehielos (este traduzido para o alemão e publicado pela Hochroth Berlim, 2017), além da antologia poética em italiano Sotto sopra il cielo, que será lançada este ano por Seri Macerata Editore.
Crisólogo é a fundadora de Sivuvalo: isso é literatura finlandesa? Projeto de literatura multilingue que visa promover a literatura escrita por poetas e escritores de origem imigrante que residem na Finlândia. Em 2017, Sivuvalo recebeu o prêmio Nuori Voima por sua contribuição para a literatura finlandesa, da associação de literatura finlandesa Nuoren Voiman Liitto. Atualmente, Crisólogo trabalha como coordenadora na Finlândia da Nordic Literatures in Change and Exchange, um projeto de literatura dedicado à criação de redes para escritores de línguas imigrantes na região nórdica.

 

Martina Miño Pérez (Quito, Ecuador)
Artista, poeta e curadora equatoriana, vive e trabalha em Helsinque, Finlândia. Seu trabalho explora territórios metafóricos, ambivalentes e desarticulados através da colagem, escrita experimental, poesia, vídeo, filosofia e instalação. Ela faz parte do grupo Third Space, responsável por gerenciar uma galeria de artes emergentes independente. Sua poesia visual e textos foram publicados em revistas culturais e literárias na Europa, no Japão, nos Estados Unidos e na América do Sul.

Ana Gutieszca (Coahuila, México)
Ana Gutieszca (Monclova, México 1984). Artista de audiovisual nascida no deserto de Coahuila. O desenho é o núcleo de seu trabalho. Ao enfrentar a urdidura animal e sua presença ambivalente, abraça a alteridade. Seu treinamento, mistura de artes visuais e música, influenciou sua abordagem no campo sonoro, onde esculpe os limites insondáveis do desenho através da criação de instrumentos
analógicos e digitais, da sonificação do grafite e sua desconstrução nas perfórmances. Ela é a fundadora da Third Space, galeria localizada no centro de Helsinque, Finlândia, onde é curadora do projeto Sound Room.

 

Rosamaría Bolom (Mexico DF, Mexico)
Psicóloga, artista multidisciplinar e produtora cultural. Desde 2009 trabalha com projetos artísticos e culturais em Helsinque, com foco principal em produções culturais e em oficinas pedagógicas e artísticas voltadas para crianças e jovens.
Como psicóloga interessa-se por alteridade, subjetividade, relacionamentos, linguagem humana e simbólica. Como artista, está convencida de que o idioma universal vem da alma e é a melhor ferramenta para alcançar o entendimento e combater preconceitos, o racismo, a ignorância, o medo e outros sofrimentos contemporâneos.
Em Helsinque, colaborou e trabalhou com diferentes projetos, instituições e
associações, como a Embaixada do México na Finlândia, o Festival de Cinema Latino-Americano Cinemaissí, o Museu Helinä Rautavaara, o Centro Cultural Internacional Caisa e os projetos SIVUVALO e ANALCO.
Desde 2013, Rosamaría é co-fundadora e membro ativa do grupo Third, em Helsinque. Juntamente com Martina Miño, desenvolve a sala de poesia experimental {RunoKoe}.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s